ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indicador do robusta tem maior média de toda a série história do Cepea

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em tempos de recordes, em outubro, Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima (para retirar no Espirito Santo) teve média de R$ 501,07 por saca de 60 kg, a maior, em termos reais, de toda a série história do Cepea. Em relação ao mês de setembro, houve forte alta de 14,7%. Os dados foram divulgados na Análise Conjuntural do Central para o mês de outubro de 2016.

Robusta supera arábica
O Cepea frisou, ainda, que em 20 de outubro, o Indicador do robusta superou o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista em 11,08 reais a saca de 60 kg. “Esse cenário nunca havia sido verificado pelo Cepea, considerando-se todo o histórico de pesquisas”, pontua o texto.

A alta vem sendo observada desde o primeiro semestre deste ano, quando a forte seca que atingiu o Espírito Santo e Bahia começou a ser contabilizada, de fato, na quebra de colheita do conilon. “Esse cenário é reflexo da baixa oferta do grão, especialmente do tipo 6, que é o considerado no Indicador. Mesmo para o tipo 7/8, mais demandado, o valor da saca superou o preço do arábica, no mesmo dia 20, em oito centavos a saca. A oferta restrita, por sua vez, esteve atrelada ao clima desfavorável nas regiões produtoras de robusta no Brasil nos últimos dois anos”, informou o Cepea.

Outro fator que impulsionou os preços está relacionado a especulações quanto à próxima temporada (2017/2018). Até o final de outubro, colaboradores indicavam que duas floradas tinham sido observadas nos cafezais do Espírito Santo e três em Rondônia, mas o clima seco ainda não favorecia a produção.

No mercado internacional, o contrato de robusta negociado na Bolsa de Londres (EuronextLiffe) com vencimento em janeiro fechou a US$ 2.184,00/tonelada em 31 de outubro, elevação de 7,75% na comparação com 30 de setembro. Veja a análise na íntegra, aqui. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures