Um incêndio que teria começado por volta das 14h de hoje (13) atingiu parte da vegetação do Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. A administração do parque confirmou um incêndio de grandes proporções.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas, além da equipe da própria corporação, cerca de 30 voluntários ajudam a combater o fogo. O parque é uma área de preservação permanente e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio).
O Sítio Recanto dos Tucanos foi atingido, afirma a proprietária Aparecida. A propriedade fica no topo da Serra do Caparaó, a uma altitude de 1.500 metros. Segundo ela, parte da área em que seu filho Wilians Valério realizava cursos sobre a Agricultura Sintrópica foi destruída pelo fogo. “Se não tivesse vindo muita gente para ajudar, teria pegado fogo no sítio todo”, afirma. Eles, que produzem café, ficaram em sexto lugar no concurso Coffee of The Year do ano passado.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice de queimadas no Brasil é o maior dos últimos sete anos. Em Minas Gerais, o número de incêndios aumentou 45% em relação ao ano passado.
As informações são do portal de Notícias G1 (Minas Gerais).