ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incaper participa da entrega das Indicações Geográficas dos cafés do Espírito Santo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última terça-feira (3), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da entrega das Indicações Geográficas do Café Arábica do Caparaó e das Montanhas, além do Café Canéfora (Conilon) do Espírito Santo. O evento aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), em Vitória (ES).

A IG engloba produtos ou serviços, também previstos na legislação, que têm origem determinada e qualidades vinculadas à origem, sejam elas do saber-fazer, da história, cultura ou fatores naturais.

Atualmente, o estado tem oito Indicações Geográficas registradas, sendo Indicações de Procedência: as Panelas de Barro de Goiabeiras, o Mármore de Cachoeiro de Itapemirim, o Cacau em amêndoas de Linhares, o Inhame de São Bento de Urânia, o Socol de Venda Nova do Imigrante e o Café Conilon do Espírito Santo. Já as Denominações de Origem são para os Cafés Arábica das regiões das Montanhas do Espírito Santo e do Caparaó.

Para o diretor-presidente interino do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, o uso do selo de Indicação Geográfica é um instrumento importante para assegurar os diferenciais que valorizam um produto, além de ajudar no desenvolvimento de cada uma dessas regiões.

“No cenário cafeeiro, essa conquista promove a sustentabilidade e a competitividade e traz inúmeros benefícios econômicos para os produtores. O Incaper não mede esforços para continuar a desenvolver trabalhos de melhoria da qualidade e da produtividade dos cafés especiais e esse reconhecimento vai contribuir, ainda mais, para a promoção e valorização do Espírito Santo no cenário nacional e internacional”, completou Abraão Carlos Verdin Filho.

O gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, o extensionista Fabiano Tristão Alixandre, destaca que a Indicação Geográfica “abre portas” para os cafeicultores. “Existe a possibilidade de alcançar mercados com o melhor valor agregado para o produtor, dando mais rentabilidade a sua produção e, ao mesmo tempo, seguindo os protocolos de adequação socioambiental e de boas práticas agrícolas na propriedade, para que ele consiga inserir-se nesse contexto com um café mais sustentável e padronizado na região”, enfatizou.

O engenheiro agrônomo Rodrigo da Silva Dias, presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes), lembrou algumas das principais vantagens da Indicação Geográfica. “Ela promove a proteção e a promoção das marcas de cada região, com controle de origem e rastreabilidade, padroniza a produção, apresenta a segurança dos alimentos, busca mercados com maior valor agregado, dando notoriedade da região nacional e internacionalmente, entre outros fatores que, ao respeitar as boas práticas agrícolas e de sustentabilidade, fomentam o nosso turismo regional e valorizam os produtores rurais também”, pontuou.

A iniciativa do evento foi da Comissão de Agricultura, Silvicultura, Aquicultura e Pesca da Ales, que teve a intenção de reforçar a importância da Indicação Geográfica (IG) para que o Espírito Santo se torne, cada vez mais, uma forte referência em produção de cafés especiais. Na ocasião, estiveram presentes entidades públicas e privadas do setor cafeeiro capixaba, instituições bancárias, cooperativas agrícolas e produtores rurais.

“Para mim, a conquista da Identificação Geográfica nessas regiões agrega valor ao nosso café, além de mostrar que o nosso Estado produz café de qualidade. Isso nos coloca em vantagem no cenário nacional e internacional, pois nossos produtores têm investido cada vez mais na qualidade do nosso produto”, disse a presidente da Comissão, a deputada estadual Janete de Sá.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Incaper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures