De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi firmada um convêncio entre o Instituto e a Embrapa Café. O objetivo é capacitar técnicos e produtores, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba, o que se dará através do convênio de capacitação e transferência de tecnologia e inovações para a evolução do setor produtivo da cafeicultura do Espírito Santo.
Em nota, o Incaper informou no último dia 27 de junho que a ideia é estimular o desenvolvimento sustentável e duradouro da atividade, a fim de promover o aumento da eficiência produtiva (principalmente em períodos com registros de acentuados déficits hídricos) e a melhoria da qualidade do café produzido no Estado, seja arábica ou conilon. Para tanto, serão desenvolvidas diversas ações, financiadas pelo Consórcio Pesquisa Café. Os recursos, na ordem de R$ 600 mil, começam a ser liberados ainda em 2016, e serão distribuídos ao longo de 3 anos.
“É fundamental esse apoio do Consórcio ao efetivo processo de capacitação de técnicos e agricultores. Além disso, precisamos destacar essa possibilidade de ajuste de infraestrutura. Melhorando nossos sistemas de produção de mudas, sementes, estacas, de estruturação da pós-colheita, é possível oferecer ao produtor um suporte melhor na utilização das variedades melhoradas e de outras tecnologias”, pontuou Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, pesquisador do Incaper/Embrapa Café responsável pela elaboração do projeto.
Confira as ações a serem desenvolvidas:
1) Capacitação técnica de extensionistas do Incaper e parceiros, por meio de cursos.
2) Capacitação de 800 cafeicultores de base familiar de vários municípios capixabas.
3) Atualização dos conhecimentos tecnológicos por meio da participação em eventos técnico-científicos de relevância nacional.
4) Assistência técnica individual e coletiva a nove mil cafeicultores de base familiar do Espírito Santo, orientando-os nos aspectos relacionados às Boas Práticas Agrícolas e de Gestão da Propriedade.
5) Elaboração de publicações técnicas com conteúdo em assuntos relacionados à cafeicultura.
6) Reestruturação das instalações de pós-colheita e processamento de café das Fazendas Experimentais do Incaper em Venda Nova do Imigrante, Marilândia e Cachoeiro de Itapemirim.
7) Recuperação, melhorias e ampliação dos viveiros de produção de mudas nas Fazendas do Incaper em Marilândia e Venda Nova do Imigrante.
8) Implantação dos campos de produção de sementes.
9) Manutenção e ampliação das Unidades Demonstrativas “Jardins Clonais de café Conilon” nas Fazendas Experimentais do Incaper em Marilândia e Cachoeiro de Itapemirim.