A illycaffè e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) assinaram uma parceria público-privada para implementar um projeto cujo objetivo é promover a cadeia de valor agrícola em Moçambique, incluindo o café.
Segundo a illy, o projeto irá aumentar o rendimento dos pequenos agricultores locais na área do Parque Nacional das Quirimbas, na província de Cabo Delgado, melhorando as competências técnicas e empresariais dos estudantes do Instituto Agrário de Bilibiza. Essas habilidades são vitais para sua participação ativa no desenvolvimento de produção sustentável, processamento aprimorado e marketing mais eficaz.
A parceria público-privada, financiada pela Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento, foi assinada em 24 de janeiro na sede da UNIDO pelo Diretor Geral da UNIDO, Li Yong, e Giorgio Marrapodi, Diretor da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento da Itália, com Anna Illy presente.
A illycaffè disponibilizará seus agrônomos e o know-how da Universidade do Café e da Fondazione Ernesto Illy para auxiliar o Instituto Agrário, além de organizar um curso sobre produção sustentável de café. Este será um curso experimental sobre o cultivo do grão de café Racemosa, uma espécie selvagem e extremamente rara que cresce ao longo da costa leste da África. Forte e resistente a doenças, o Racemosa é naturalmente pobre em cafeína. Com um sabor de mentol, o sabor deste café é caracterizado por caramelo e alcaçuz, com notas amargas e uma pitada de pão torrado.
O projeto contribuirá para apoiar a disseminação da cafeicultura em Moçambique, melhorando a diversificação de projetos agrícolas locais e proporcionando a oportunidade de introduzir o café Racemosa no mercado. O cultivo desta espécie será estendido para a ilha do Ibo - parte do arquipélago das Quirimbas - e para áreas no interior de Moçambique, onde técnicos e agrônomos da illycaffè fornecerão o treinamento e apoio necessários para plantar novas mudas e garantir seu cultivo sustentável.
Moçambique é um país prioritário para a Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento, que visa contribuir para o esforço global para aliviar a pobreza através de atividades que promovam a paz, a defesa dos direitos básicos e o desenvolvimento sustentável.
As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin