A illycaffè anunciou os nove países que participaram da 3ª edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy, no mês de outubro. A premiação busca reconhecer os produtores que alcançaram excelência na qualidade do grão e sustentabilidade na produção.
O prêmio, que recebe o nome de Ernesto Illy em homenagem ao líder da segunda geração da illycaffè, irá celebrar quase três décadas de trabalho da empresa junto com os agricultores de várias partes do mundo.
As amostras de grãos arábica da safra 2017/2018 dos fornecedores da marca foram analisadas nos laboratórios de qualidade em Trieste, na Itália. Os países selecionados foram: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda.
A illycaffè irá levar 27 produtores (três de cada país) para a cerimônia de premiação, no Salão dos Delegados das Nações Unidas, na cidade de Nova York, no dia 4 de outubro. Na ocasião, os nove finalistas para concorrer ao “Best of the Best” serão anunciados após a avalição do júri de especialistas em três preparações diferentes: espresso, coado e cold brew.
Raimundo Santana, Maria D'Aparecida Brito e Ângelo Nascimento representarão o Brasil em Nova York
Na mesma noite, os 27 cafeicultores e seus países serão homenageados durante a festa de gala do Prêmio Internacional Ernesto Illy, no Rainbow Room do Rockefeller Center, conduzida pelo apresentador norte-americano Ted Allen. Entre os nove finalistas, apenas um será homenageado como o “Best of the Best”.
O prêmio “Coffee Lovers’ Choice” será entregue ao produtor que tiver os grãos com maior votação pelos consumidores, por meio de sessões de degustação às cegas realizadas em lojas illy pelo mundo e em um evento anterior ao Prêmio Internacional Ernesto Illy, em Nova York.