O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um Levantamento Sistemático da Produção Agrícola que aponta que a Bahia deve produzir 117 mil toneladas de café conilon neste ano. São mais de 1,9 mil sacas de 60 kg. A produção baiana deve influenciar diretamente no bom desempenho nacional, chegando a 822 mil toneladas deste tipo de café.
Alguns produtores estão colhendo até 20% a mais do que no ano passado. A alta produtividade seria resultado de bons período de chuva, que possibilitaram uma recuperação depois de quase 5 anos de seca, mas sobretudo de técnicas aplicadas no cultivo. Apesar do excelente rendimento, a produção geral ainda continuará 3,6% menor que a de 2017 porque houve redução de 2% na área plantada.
Já a Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé) é mais otimista. O presidente da associação, João Lopes, acredita que a safra irá atingir dois milhões e meio de sacas. Segundo eles, a cafeicultura na Bahia envolve 15 mil produtores distribuídos por 113 municípios.
As informações são do site local Correio 24 horas.