Na manhã desta quinta-feira (3), a illycaffè anunciou o vencedor do 5º Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020. O grande ganhador nas duas categorias, “Best of the Best” e “Coffee Lover’s Choice”, foi a Cooperativa Cocabel, de Honduras, depois de uma série de degustações às cegas por dois júris independentes, um reunindo especialistas e outro consumidores.
O Brasil concorreu com os três vencedores do 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso: a Fazenda Sequoia Minas e os produtores Haroldo Barcelos Veloso e Raimundo Dimas Santana Filho. Durante a cerimônia, foi revelado que o campeão do prêmio nacional foi a Fazenda Sequoia Minas, da Chapada de Minas.
A Cocabel é uma cooperativa com cerca de 100 associados, localizada na cidade de Belen, no departamento de Lempira, sudoeste de Honduras. Os filiados entregam cerejas de café à cooperativa, que então os despolpa, lava e os seca no sol do pátio (terreiro). A Cocabel trabalha próxima à Bicafe, uma companhia que administra um armazém e um moinho de secagem de café perto de Santa Rosa de Copan e seleciona lotes de café de alta qualidade.
María Antonia Ponce, da Cooperativa Cocabel, de Honduras
Todos os anos, o laboratório de qualidade da illycaffè seleciona os melhores lotes quanto a parâmetros de qualidade e sustentabilidade. Os países que mais se destacaram durante a safra 2019/2020 foram Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Os três melhores produtores de cada país se credenciaram a participar do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2020, onde cada vencedor nacional se torna um dos 9 finalistas na competição internacional.
Um painel independente de especialistas internacionais, chefs e críticos gastronômicos conduziram uma degustação às cegas dos 9 finalistas em: espresso, moka, drip e filtrado, e escolheram um vencedor a partir da complexidade, balanço dos sabores e intensidade do aroma.
“Desta vez o painel de especialistas e consumidores concordou em termos de preferência entre os cafés provados. Esse é um reconhecimento bem merecido ao extraordinário trabalho conduzido dia a dia com grande dedicação por homens e mulheres da cooperativa Cocabel. Ela conseguiu reunir pequenos produtores de café unidos pela consciência de que a qualidade sustentável começa com a planta. Com o Prêmio Ernesto Illy Internacional nós pretendemos enfatizar a importância do cuidado que os produtores colocam em suas plantações, sejam grandes ou pequenas, porque esse é o ponto de partida para um ciclo virtuoso que termina com uma xícara de café sendo saboreada pelo seu consumidor final”, afirmou o presidente da illycaffè, Andrea Illy.
O Prêmio Ernesto Illy Internacional, batizado com o nome do filho do fundador da illycaffè, é uma forma de celebrar e recompensar os melhores produtores da illy pela atenção à qualidade sustentável que eles trazem ao trabalho diário, bem como renovar o compromisso da companhia com a melhora das vidas dos produtores e com a realização do sonho de oferecer o melhor café para o mundo. O evento, que aconteceu remotamente neste ano, foi apresentado por Arizona Muse, uma modelo do mundo da moda famosa por seu compromisso ambiental e, mais genericamente, por seu ativismo no campo da sustentabilidade.
A partir de 4 de dezembro, a cerimônia será disponibilizada no site illy.com/EIICA2020.
Confira os 27 finalistas:
Brasil
1º Fazenda Sequoia Minas
2º Haroldo Barcelos Veloso
3º Raimundo Dimas Santana Filho
Colômbia
1º Ascafé – Spirit of Peace Ex Combatents
2º Cooperativa de Caficultores del Norte de Nariño
3º Coocentral – Cooperativa Central de Caficultores del Huila
Costa Rica
1º Coopeatenas R.L.
2º CoopeSabalito R.L.
3º Marespi S.A.
Etiópia
1º Legesse Sherefa Pvt Ltd Company
2º Asma International Business Pvt Ltd Company
3º Bechu International Trading Pvt Ltd Company
Guatemala
1º Finca El Consuelo
2º Finca La Providencia
3º Finca Peña Blanca
Honduras
1º Cooperativa Cocabel
2º Finca El Potrero
3º Cooperativa Cafetalera San Francisco Cones Limitada – Cocasancol
Índia
1º Rosewood Estate
2º Pura Estate
3º Kesarki Estate
Nicarágua
1º Proyecto LIFT
2º Finca Buenos Aires
3º San Ramon Estate