Apesar de atingir os níveis mais baixos desde junho de 2022, os estoques da Green Coffee Association forneceram uma pressão neutra-baixista para os preços do café entre 17 e 21 da semana anterior. Os estoques atingiram 6,02M scs em março - normalmente, a última queda mensal antes da recomposição sazonal dos estoques.
A queda ficou bem dentro dos níveis médios: mês a mês, houve uma variação de -87 mil sacas; a média esperada para o período seria entre -25 mil e -103 mil sacas.
Por si só, essa queda seria considerada apenas como neutra, a característica baixista vem das importações. Conforme discutido em relatórios anteriores, as importações de café dos Estados Unidos estão ficando para trás em relação ao ano passado e, nos níveis atuais, não são indicativos de forte crescimento da demanda no país - fevereiro foi o resultado que destoou dos vistos desde o segundo semestre de 2022.
Até fevereiro, os EUA importaram 9,4M scs, -4% em relação ao mesmo período do ano passado, e 800 mil sacas aquém da projeção de 10,2M scs, que seria o nível necessário para sustentar a visão de crescimento consistente da demanda.
Os resultados da GCA se destacaram de uma mistura de fundamentos preocupantes do lado da oferta. Primeiro, os marcadores climáticos ainda sugerem possíveis problemas com a safra brasileira de 23/24. Espera-se que a anomalia de precipitação atinja níveis de até 300% da média em algumas áreas produtoras de café em Minas Gerais.
Devido à uniformidade das floradas e, consequentemente, da uniformidade da maturação, a colheita já começou em algumas áreas e as fortes chuvas podem causar atrasos - ou, em níveis extremos, problemas de qualidade.
Em conjunto, as temperaturas também devem cair, no entanto, para níveis acima da faixa de probabilidade de geada. Em São Paulo e Minas, a mínima prevista para esta semana é no dia 21 de abril, com 5°C. O sul do Paraná deve ter temperaturas de 2°C, mas as principais regiões de café não serão atingidas.
E, por último, mas não menos importante: o vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, tornou-se ativo e uma erupção pode ocorrer a qualquer momento. O vulcão foi o protagonista da tragédia de Armero no passado, o que alimenta as preocupações atuais. Além do fator humano, a produção de café está atualmente sob baixa ameaça: a FNC estima que apenas 12 ha estão sob alto nível de ameaça, enquanto 28 mil ha estão sob ameaça média e 83 mil estão sob ameaça baixa.
Confira aqui o relatório na íntegra.
Sobre a hEDGEpoint Global Markets
A hEDGEpoint Global Markets é uma empresa especializada em inteligência de mercado, consultoria, gestão de risco e soluções de hedge para a cadeia de valor global de commodities, com larga experiência nos mercados agrícolas e de energia. Está presente em cinco continentes e oferece aos clientes produtos de hedge baseados em tecnologia e inovação, mantendo o cliente como ponto central de todos os processos. A companhia trabalha com mais de 60 commodities e mais de 450 produtos de hedge em sua plataforma. Visite o site.