Cafeicultores da região do Sul de Minas foram surpreendidos com chuvas durante o último fim de semana. Mas foi no município de Boa Esperança que produtores registraram lavouras após receberem chuva de granizo durante o domingo (25/9). Veja, abaixo, as fotos enviadas pelo engenheiro agrônomo da Fundação Procafé no município, Alysson Vilela Fagundes.
Florada
No Sudeste, apesar da passagem de uma frente fria neste primeiro fim de semana de Primavera foi observado apenas pancada de chuvas isoladas. Para o café e a laranja, onde as plantas estão em fase de floração, a ausência de chuvas regulares vem preocupando os produtores.
O motivo é que os solos não apresentam níveis de umidade suficientes para garantir um pleno pegamento da florada e, sobretudo, o desenvolvimento dos “chumbinhos”, aponta o agrometeorologista, Marco Antonio Santos, da empresa especializada Climatempo.
O CaféPoint recebeu informações de produtoras da Mantiqueira de Minas que acompanhavam o mesmo fenômeno e já registraram abortamento de flores. Confira, abaixo, a previsão de chuva acumulada para os próximos dias:
Um corredor de umidade sobre grande parte da região centro-norte do Brasil também colaborou para a ocorrência de pancadas de chuvas sobre a Bahia e metade norte de Minas Gerais, bem como no Espírito Santo. A tendência é que durante a semana novas pancadas irregulares de chuva continuem a ocorrer sobre a faixa norte do Brasil. Porém, os modelos matemáticos de previsão continuam dando chuvas muito abaixo da média para o mês de outubro em grande parte da região Sudeste, bem como na Bahia.
Frente fria
De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria deve avançar sobre a região Sudeste no próximo final de semana (1/10 e 2/10), e com isso, novas pancadas de chuvas deverão ocorrer, porém, de forma irregular.
Com relação ao frio, a presença de uma massa de ar polar sobre o Sul do Brasil acarretou o declínio acentuado das temperaturas mínimas. Foi observado pontos de geada em alguns municípios da região, porém, não houve danos ou perdas significativas em lavouras de milho, trigo, feijão e arroz, que pudessem ser relatadas.