A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal (Coopinhal), em Espírito Santo do Pinhal (SP) recebeu do Governo do Estado de São Paulo um novo torrador de café, com capacidade de 15 quilos. A doação é parte do investimento de R$ 2.085.556,58 recebido pela Cooperativa, beneficiada na quarta Chamada Pública do Microbacias II.
Com temperatura que chega a 200°C entre 12 e 15 minutos, o torrador permite que a Cooperativa realize várias fases diferentes de torrefação, dependendo do destino do produto. Todo o maquinário é da empresa vencedora da licitação, a Pinhalense. O investimento também permitirá a expansão da capacidade de armazenamento e de rebenefício do café dos cooperados.
A previsão de início das obras da fundação é para logo após o Carnaval. A fase seguinte é a instalação das máquinas, feita em até 90 dias, para separação e preparo de café. O principal objetivo da entidade é a exportação direta do produto de seus integrantes por meio do sistema cooperativo, e não via exportadora.