A Semana Internacional do Café contou com a participação de startups que possuem o objetivo de aproximar a tradição da cafeicultura mineira e os avanços tecnológicos do ramo. O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Econômico (Sede), reuniram representantes de mais de 20 empresas de tecnologia, que tiveram a oportunidade de participar da rodada de negócios do Hub Conecta, com 10 investidores da cadeia produtiva do café. As startups foram selecionadas por meio de edital.
O empreendedor Raphael Jardim, um dos sócios da Dsuits, apresentou a solução tecnológica da startup no estande do Governo e também participou das rodadas de negócios. A tecnologia apresentada foi a Dtrack, que permite um controle mais rigoroso da produção, desde o cultivo do grão, passando por todas as etapas produtivas, até a chegada ao consumidor final.
“Participar da SIC, com o apoio do Governo, em um espaço de interação com tantas empresas, produtores e agentes, foi uma ótima oportunidade para entendermos mais sobre seguimento do café, refinar a nossa solução e desenvolver novas propostas que ajudem a conectar os diferentes agentes que trabalham nesta cadeia produtiva. Participamos, também, de uma rodada de negócios que nos permitiu, além de saber mais sobre as grandes empresas, prospectar bons negócios”, destaca Jardim.
O formato do Hub Conecta disponibilizou 20 minutos para a apresentação de cada empresa. “A rodada de negócios foi idealizada para gerar oportunidades no ecossistema empreendedor do agronegócio mineiro. O objetivo principal foi realizar conexões entre grandes empresas e startups, que possuem propostas tecnológicas inovadoras e que consigam solucionar, efetivamente, os desafios dessas empresas”, ressalta Manoela Teixeira de Oliveira, assessora técnica da Seapa.
Na avaliação do diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede, Pedro Vaz, a interação entre startups e investidores foi um sucesso. “As empresas puderam entender, com maior profundidade, como cada tecnologia desenvolvida pelas startups pode reduzir custos, aumentar receitas e tornar essas empresas mais eficientes no mercado. Saímos com algumas reuniões marcadas para aprofundamento dos desafios e do entendimento de cada uma das tecnologias”, disse Vaz. Ele também destacou a parceria entre a Sede, Seapa e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). “Esta parceria nos permitiu levar mais tecnologia e inovação para o café, cadeia tão tradicional e importante para Minas Gerais”.
Para Mauro Lúcio Corrêa, da startup CertifiCafé, as soluções inovadoras só fazem sentindo se forem usadas pelo mercado. “O evento proporcionou uma importante expansão da rede de contatos para o desenvolvimento de mercado da empresa. Esperamos, após a participação, consolidar nossa proposta de valor e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura”.
A Certificafé tem como foco auxiliar produtores que buscam as certificações que comprovam a qualidade do produto para o mercado consumidor. A empresa oferece uma plataforma digital que disponibiliza o passo a passo que os produtores devem seguir para conquistarem os principais selos de certificação, dentre eles o Certifica Minas concedido pelo Governo do Estado, o que despertou interesse da Seapa em conhecer melhor a plataforma.
“Quando conversamos com o Mauro (Corrêa), ele nos explicou que a demanda surgiu dos produtores de café que encontravam dificuldades, principalmente, em organizar os documentos. A plataforma vem ao encontro da demanda da Seapa em ampliar o número de empreendimentos participantes do programa por meio do credenciamento de parceiros externos, que atuam como consultores junto aos produtores que buscam a certificação. Estamos em conversa com a startup para avaliar se a plataforma pode facilitar neste processo”, destaca Carlos Eduardo Bovo, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.
De acordo com o superintendente, a proposta é que em todo evento realizado pela secretaria sejam criados espaços para a apresentação de startups e realização de rodadas de negócios envolvendo as empresas do setor. “Nossa meta é, a partir de 2020, promover em todo o nosso circuito de eventos esta conexão entre os problemas do setor e as soluções propostas por startups”, adiantou Bovo.
As informações são da Ascom Seapa.