Segundo o Ministério das Finanças e a Associação de Cafeicultores, o governo da Colômbia ajudará os produtores de café com 33,7 milhões de dólares. O objetivo da ação é reduzir o impacto que a crise causou nos baixos preços do grão.
O governo e a Federação Nacional dos Cafeicultores, que representa cerca de 550 mil famílias produtoras, definirão o preço de referência a partir do qual a ajuda será feita, bem como o mecanismo de entrega dos recursos, que estarão em um fundo.
“A verdade é que estamos em um momento difícil e não podemos ignorar a situação que estamos enfrentando hoje”, disse o ministro das Finanças, Alberto Carrasquilla, após afirmar que os recursos virão do orçamento deste ano.
Os preços do grão fecharam em 1,03 dólar por libra-peso na bolsa de Nova York na terça-feira, mas recentemente caíram abaixo de 1 dólar devido a uma colheita abundante do Brasil, recuperação da produção no Vietnã e na América Central, além da desvalorização do real a um ritmo mais acelerado que o do peso colombiano.
Enquanto isso, o preço recebido pelos produtores de café da Colômbia por cada carga de 125 quilos foi estimado em 231,6 dólares, o que, na avaliação da federação, não cobre os custos de produção.
As informações são da Agência Reuters (Por Nelson Bocanegra e Carlos Vargas).