Quem já se dedica ou tem interesse em conhecer mais sobre a cafeicultura pode contar com uma importante fonte de consulta, o livro Cultura do Café no Brasil - Manual de Recomendações. Em sua edição atualizada em 2020, com 728 páginas e ilustrações, a publicação, patrocinada pela Fundação Procafé, reúne a experiência de uma Equipe Técnica que possui mais de 50 anos lidando na pesquisa e assistência à lavoura cafeeira.
O livro contém oito capítulos. Mostra, inicialmente, um diagnóstico do setor cafeeiro, a nível nacional e mundial, passando depois por temas como clima, solos propícios para o cafeeiro, variedades de café, sistemas de espaçamentos, práticas de implantação dos cafezais e práticas indicadas para as lavouras adultas, como a adubação/calagem, o controle das ervas, o controle de pragas e doenças, as podas, a irrigação, o controle da erosão, a arborização e combinação de cultivos, a enxertia e a arruação e esparramação. Também detalha a colheita e a preparação do café colhido, incluindo os aspectos da qualidade dos grãos. Por fim, inclui dois capítulos complementares, onde aborda a caracterização e a forma de detectar os problemas encontrados nas lavouras e o trato do gerenciamento dos fatores e custos de produção do café.
O livro é adequado para técnicos que trabalham com café, cafeicultores, estudantes de agronomia e outros interessados na melhoria das lavouras cafeeiras. Ele é muito útil, pois disponibiliza as tecnologias de modo integrado, de forma que permite conhecer todo o processo envolvido na cultura cafeeira.
A publicação está disponível para compra no site da Fundação Procafé por R$ 140. Também é possível adquiri-lo através do telefone (35) 3214-1411 R.6.