A terça-feira (12) é marcada pela chegada de uma frente fria nas regiões Sul e Sudeste, que se inicia na costa sulista e, até o fim da noite, estará sobre estados do Sudeste. A previsão é de muitas nuvens e chuva no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A mesma condição climática é esperada também para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A chuva atinge também áreas do sul e oeste de São Paulo. Ainda faz muito sol no Sudeste do Brasil e não chove na maior parte da região. Tempo firme também esperado em Goiás, Distrito Federal, no centro-norte de Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins e interior do Nordeste. Toda a costa nordestina ainda terá chuva.
Em relação às temperaturas, o destaque é o frio no Sul do Brasil. As temperaturas caem a partir da tarde e o dia termina gelado. Na quarta-feira (13), há risco de geadas isoladas no Rio Grande do Sul.
Destaque para a ventania em todo o Sul até São Paulo. Na zona da mata mineira, no estado do Rio de Janeiro e no extremo sul do Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento devem variar entre 50 e 100 quilômetros por hora (km/h), em média.
No estado de São Paulo, a região de Itapetininga e o litoral sul serão os mais atingidos. Nessas localidades, são esperadas ventanias de forte intensidade e podem alcançar mais de 70 km/h. Na Grande São Paulo, espera-se o surgimento de rajadas na ordem de 60 km/h.
Toda essa condição climática em São Paulo se dará por causa de uma passagem de uma frente fria. No fim do dia, as rajadas de vento chegarão também aos 60km/h na capital fluminense. No fim de semana, uma nova massa de ar de origem polar avança e traz um frio mais significativo. Desta vez até áreas do sudoeste do Paraná podem ter geadas.
As informações são do Canal Rural.