Na semana passada, entre os dias 8 e 12/4, na Cidade do México, o comitê executivo do Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF, da sigla em inglês) se reuniu para debater uma série de questões relacionadas à sustentabilidade da cadeia de valor global do café. Os principais temas do encontro foram o declínio constante na renda dos cafeicultores durante as últimas três décadas e as devastadoras consequências dos preços atuais do produto para os produtores.
Além destes foram debatidos a necessidade de medidas para melhorar a renda dos cafeicultores, por meio do trabalho conjunto com o restante da cadeia produtiva em iniciativas para ampliar o consumo; aumentar os preços do café; enfrentar as consequências das mudanças climáticas e melhorar a produtividade nos países produtores.
Os representantes do WCPF solicitarão que a Organização Internacional do Café desempenhe papel fundamental na implementação de iniciativas, como a promoção do consumo nos países produtores e nos mercados emergentes e a facilitação do diálogo entre todos da cadeia cafeeira.
No encontro foi concordado em iniciar um processo para formalizar a estrutura da WCPF como uma organização sem fins lucrativos. A organização terá como objetivo abordar e conscientizar a respeito dos desafios da cadeia de valor do café, principalmente aqueles relacionados às situações econômica e social dos produtores, buscando mecanismos que possam melhorar sua situação socioeconômica.
“Precisamos ter certeza de que a produção de café é sustentável e lucrativa, enquanto asseguramos que exista uma forte demanda global por nosso produto. As ações coordenadas entre produtores, associações de produtores, a indústria do café e a OIC para aumentar o consumo nos mercados emergentes e nos países produtores são cruciais”, disse Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC).
Também no evento, conforme acordado em 2017, o WCPF encomendou o estudo “Análise Econômica e Políticas Para Melhorar a Renda de Pequenos Produtores de Café” para o professor Jeffrey Sachs, assessor especial do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e diretor do Instituto da Terra na Universidade de Columbia. Os resultados serão apresentados em setembro deste ano e março de 2019.
Mais informações: https://bit.ly/2HFHxEA