Desde o final do ano passado, o assunto que permeia os produtores está relacionado aos baixos preços internacionais. O diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Instituto da Terra da Universidade de Columbia, professor Jeffrey Sachs, elaborou um estudo intitulado "Análise Econômica e Política para Melhorar os Rendimentos dos Produtores de Café", conforme orientação da Resolução 463 do Conselho Internacional da Organização Internacional do Café (OIC).
O resultado desse estudo será divulgado no II Fórum Mundial de Produtores de Café, realizado em parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul) e o Conselho Nacional do Café (CNC), nos dias 10 e 11 de julho, em Campinas (SP).
Segundo a BSCA, o estudo foi contratado após as deliberações da primeira edição do Fórum, realizada em Medellín, na Colômbia, em julho de 2017. Na ocasião, os países produtores, ao fazerem considerações sobre a sustentabilidade da cafeicultura mundial, destacaram que os importadores de café demandam cada vez mais responsabilidades social e ambiental, porém não dão o devido reconhecimento financeiro como contrapartida aos investimentos que os cafeicultores fazem para produzir de maneira mais sustentável.
A pesquisa do professor Sachs teve como norte a análise das flutuações históricas das cotações e tendências observadas ao longo de toda a cadeia de valor do café, a determinação dos preços futuros do mercado, oferta e demanda, e examinará políticas e outras possíveis soluções conducentes à melhoria das receitas. Com a apresentação dos resultados, o objetivo dos países cafeeiros é avaliar meios para se obter um aumento da renda e a melhoria da sustentabilidade econômica dos produtores.
O Fórum será realizado no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), e contará com palestras, workshops e painéis de debate com a participação de profissionais da cafeicultura global. Os ingressos estão disponíveis no site. Para mais informações, envie um e-mail para info@worldcoffeeproducersforum.com ou wcpf2019.com.br.