A Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) uniram-se à iniciativa comercial Café pela Paz, na Colômbia, para impulsionar a produção e a promoção de microlotes em zonas pós-conflito e contribuir para a sustentabilidade dos seus produtores.
O lançamento oficial da iniciativa ocorreu no âmbito da mais importante feira especial de café da Europa, a World of Coffee, este ano realizada em Berlim, para aproveitar a participação de diferentes atores da cadeia cafeeira reunidos neste importante evento.
O projeto faz parte das alianças comerciais gerenciadas pela FNC para promover o café colombiano, incentivar a compra de cafés especiais, incluindo microlotes, e assim contribuir para melhorar a rentabilidade dos cafeicultores do país.
Essa iniciativa privilegia a promoção de microlotes de regiões colombianas na etapa pós-conflito, tendo como premissa a sustentabilidade da paz por meio da promoção de atividades econômicas lícitas em territórios colombianos que foram palco de conflito armado.
Juntam-se à iniciativa organizações de pequenos produtores localizados em Caquetá, Meta, Bolívar Meridional, Cauca, Valle del Cauca e norte e nordeste de Antioquia.
Nesta aliança, a USAID entregará os recursos, e o FNC, juntamente com outras operadoras, como a Fintrac, executará as ações no campo. Atualmente, os produtores desenvolvem atividades para melhorar os processos de produção e a qualidade do café.
Espera-se que através do Café pela Paz na Colômbia as relações entre produtores e compradores sejam fortalecidas, com trabalho conjunto e com o apoio das instituições cafeeiras para garantir sua sustentabilidade.
Saiba mais sobre a iniciativa: https://coffeeforpeace.org / Tradução Juliana Santin