Por conta de chuvas acumuladas nos últimos dias em áreas produtivas de café do Brasil, floradas precoces estão sendo registradas em lavouras de arábica e conilon. “Plantações de arábica estavam começando a mostrar estresse por conta da falta de chuvas nos últimos meses. Algumas precipitações foram relatadas há uma semana, mas não chove desde então. Por isso, há preocupação com uma florada precoce”, disse Jack Scoville, analista e vice-presidente da Price Futures Group na segunda-feira (13).
De acordo com o portal Notícias Agrícolas, as floradas do arábica ainda são pontuais, em lavouras mais novas e em cafezais mais velhos. Mesmo assim, a ocorrência vem sendo registrada em importantes regiões produtoras, como a Zona da Mata e o Sul de Minas.
“Como não há previsão de chuva generalizada para as próximas semanas, a tendência é de que muitos dos botões florais venham a abortar, mas nada que possa trazer fortes impactos para a produção cafeeira de 2019”, comentou a Climatempo. Segundo eles, a tendência para o resto do mês de agosto é de chuvas fracas na maior parte da região central do País.
O mercado externo monitora essa condição, já que a produtividade da próxima temporada (que será de bienalidade negativa) pode ser prejudicada. Os preços externos do café refletiram muito pouco os aspectos fundamentais nas últimas sessões. Até ontem, o arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) recuava pela sexta vez seguida e testava os menores níveis desde 2013. Ontem (16), as cotações tiveram leve recuperação.
As informações são do Portal Notícias Agrícolas.