Dados divulgados no dia 25 de setembro pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontam que o fim do período da colheita do café fez com que as 10 maiores cidades do Sul de Minas fechassem o mês de agosto com saldo negativo de geração de empregos. Foram 204 vagas fechadas.
Só a agropecuária foi responsável por fechar 1.470 vagas formais de trabalho por conta do fim da colheita do café. O setor de serviços gerou 596 novos empregos e a indústria, 401 novos postos de trabalho.
Entre os municípios que contrataram, o destaque vai para Pouso Alegre, que gerou 369 novos empregos em agosto, sendo a maioria na indústria (183). Varginha aparece na sequência, gerando 205 novos empregos; e Passos em terceiro, com 132 novos postos de trabalho. Extrema, que não está entre as maiores da região mas se destaca pelo polo industrial, gerou 137 novas vagas de emprego em agosto.
Entre as que mais demitiram estão as cidades de Três Pontas, com 499 vagas fechadas somando todos os setores, e Lavras, com 124 empregos encerrados.
As informações são do portal de notícias G1 Sul de Minas (por Lucas Soares).