Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), após uma alta no mês de outubro, as negociações envolvendo os cafés arábica e robusta ocorrem em um ritmo menor neste mês.
Isso ocorreu por conta das oscilações nos valores externos de ambas as variedades, que têm afastado vendedores do mercado spot. Além disso, os feriados de novembro (Finados no dia 2, Proclamação da República no dia 15 e Consciência Negra ontem, 20) também influenciam o ritmo de negócios.
Para o robusta, produtores do Espírito Santo consultados pelo Cepea indicam que, até a semana passada, 70% dos grãos da safra 2018/2019 haviam sido negociados. Em Rondônia, o volume comercializado chega a 90 – 95% do total colhido.
Já o arábica, a comercialização da safra 2018/19 tem variado de 50 a 80% entre as regiões acompanhadas pelo Cepea. Foram vendidos, sobretudo, grãos de boa qualidade, visto que o volume de cafés de qualidade inferior foi menor por conta do clima favorável. Até a última semana, o noroeste do Paraná registrava o maior percentual de arábica comercializado, de 70 a 80%.
As informações são do Cepea.