Consciente da importância de promover mudanças e proporcionar melhores oportunidades de vida no setor rural, a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC) lançou o Idéate Café, um chamado nacional voltado para jovens agricultores que têm ideias de negócios ou empreendimentos inovadores que são projetados para contribuir para a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia do valor do café e da agricultura na Colômbia.
Esta iniciativa visa identificar o ecossistema empreendedor no setor cafeeiro do país, fortalecer a liderança da juventude rural, bem como proporcionar oportunidades de empreendedorismo e opções de vida que apontem para uma verdadeira junção de gerações e a sustentabilidade da cafeicultura colombiana.
Até 31 de julho, a convocação nacional está aberta para jovens de 18 e 28 anos para registrar ideias inovadoras de negócios ou empreendedorismo. Os jovens cafeicultores podem cadastrar-se no site da FNC e participar. Devem também estar cadastrados no Sistema de Informação Cafeeira (SICA) ou fazer parte do núcleo familiar da propriedade cadastrada nesse sistema.
Cada ideia ou empreendimento deve ser registrado por uma equipe de pelo menos duas pessoas, nas categorias de turismo; comercialização e consumo de café; serviços; tecnologia e maquinário para melhorar a qualidade e produtividade da cadeia de valor; e empreendedorismo digital.
De 1º de agosto a 30 de setembro, as melhores propostas serão selecionadas. Em outubro, os resultados serão anunciados e em novembro, dois jovens representantes de cada ideia de negócio ou empreendimento selecionado, participarão de um evento para acelerar suas iniciativas, poderão receber, também, apoio de diferentes parceiros para dar continuidade aos projetos.
As informações são da FNC / Tradução Juliana Santin