Os produtores de café vietnamitas enfrentaram a pior seca em quase uma década, levantando preocupações sobre o aumento dos preços do canéfora (variedade robusta), apesar de alguns agricultores manterem bons rendimentos com contramedidas inteligentes.
Alguns agricultores da região de Gia Lai, localizada no centro do país e formada por quatro províncias produtoras, conseguiram manter o solo úmido cobrindo-o com folhas de árvores plantadas décadas atrás, o que ajudou as raízes a acessar reservas subterrâneas de água. Os agricultores também revolvem o solo à volta das plantas para melhorar a absorção da água da chuva e dos fertilizantes.
Outros conseguiram dispor de mais água graças às reservas abundantes de canais construídos pelas autoridades da região. Há aqueles que têm capacidade financeira para estocar e esperar por preços melhores.
Apesar dessas alternativas e com a demanda global crescente por robusta, muitos agricultores vietnamitas vêm substituindo plantas de café por durião Durio zibethinus, uma malvácea produzida na Ásia, semelhante em aspecto à jaca e com grande demanda na China.
Isso pode ser reflexo da queda prevista de produção para a safra, calculada entre 10 a 16% devido ao calor extremo no Planalto Central. A volta das chuvas em junho melhorou as perspectivas, mas não se sabe se isso ajudará a aumentar a produção.
Para mais detalhes, acesse o artigo completo em Reuters.