No dia 15 de maio, a Exportadora de Café Guaxupé realizou um evento em Botelhos (MG), com o objetivo de levar ao público informações sobre operações de comercialização, sustentabilidade e mercado de café, proporcionando aprendizagem e troca de ideias com os produtores e suas famílias.
Além da gestão de produção, um dos pontos ressaltados durante o evento foi que o produtor deve ficar atendo a melhor maneira de vender o seu café. Embora existam diferentes formas dele se proteger contra variações de preço do café, as ferramentas de comercialização ainda são pouco difundidas e exploradas.
“É muito importante o produtor conhecer as perspectivas futuras de preço e assim utilizar as melhores ferramentas de comercialização para cada cenário”, afirma João Hopp, diretor comercial da exportadora.
A compra futura, por exemplo, funciona como uma espécie de garantidor de preço. Nesse contrato, o produtor vende parte de sua safra futura a um preço fixado na hora do acordo. Tem-se também a FIX, modalidade em que o produtor vende sua produção já estocada. “Com essas informações, o produtor vai decidir a melhor e mais rentável forma de comercializar seu café”, afirma Marcos Ribeiro, gerente comercial.
Também foi importante falar sobre sucessão, uso consciente de defensivos agrícolas, rastreabilidade, respeito às legislações vigentes, valorização do ser humano e da diferenciação de valores dos cafés sustentáveis, colaborando, assim, para uma atividade que traga benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos os envolvidos.
Mais informações: www.guaxupe.com.br