Em junho, as exportações colombianas de café recuperaram grande parte do terreno perdido com os bloqueios e caíram apenas 11%, para 986 mil sacas de 60 kg de café verde, ante 1.111.000 sacas exportadas no mesmo mês de 2020.
“Embora ainda não tenha sido possível atualizar as exportações de café, vale destacar o importante trabalho logístico realizado para atingir o nível atual de embarques, após o principal porto da Colômbia, Buenaventura, onde mais de 60% do café do país vai durar mais de 40 dias bloqueados”, explicou o gerente geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo.
No acumulado do ano, as exportações cresceram 2%, para mais de 5,8 milhões de sacas de 60 kg, ante as mais de 5,7 milhões de sacas exportadas no primeiro semestre de 2020.
Nos últimos 12 meses, as exportações de café caíram 2%, para 12,6 milhões de sacas de 60 kg, ante as mais de 12,8 milhões de sacas exportadas no ano anterior, enquanto que até agora, neste ano cafeeiro, permaneceram praticamente sem mudanças.
Relativamente à produção mensal registada, tal como para o mês de maio, por esta ser calculada com base na procura, o valor não é divulgado para o mês de junho visto que não corresponderia à produção real, que está também no caminho para a normalização.
As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin