Levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) aponta que de janeiro a novembro o Brasil exportou 31,4 milhões de sacas de café, um aumento de 12,5% quando comparado ao ano passado.
A receita cambial das exportações da commodity no acumulado do ano foi de US$ 4,55 bilhões, valor 3,9% menor que o registrado de janeiro a novembro de 2017. O destaque ficou para o café robusta, que na comparação com o ano passado aumentou 827%, enquanto que o arábica avançou apenas 5%.
De acordo com o presidente do Cecafé, o volume vendido ao exterior retrata a recuperação do Brasil em relação ao ano anterior. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e tudo indica que o próximo ano também terá uma performance excepcional, refletindo o reconhecimento mundial da qualidade e do foco na sustentabilidade da produção do café brasileiro”, afirma o dirigente.
Em novembro, o Brasil exportou 3,68 milhões de sacas, volume 24,4% superior ao que foi embarcado no mesmo mês do ano passado. Já na comparação mês a mês, houve uma queda de 6,1% nas vendas externas em relação as 3,92 milhões de sacas em outubro.
As informações são do Diário Comércio Indústria e Serviço (DCI).