Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), as exportações brasileiras de café solúvel devem superar 80 mil toneladas até o final deste ano. Isso traz um leve crescimento em relação ao ano passado, que foi de 79,7 mil toneladas embarcadas.
O número representa 80% da produção total de café solúvel do Brasil, projetada em 102 mil toneladas considerando o consumo interno, estável em 22 mil toneladas. No acumulado de janeiro a outubro, o País exportou 69,3 mil toneladas. Segundo o presidente da Abics, Pedro Guimarães, para 2019 haverá um incremento de 5% nas vendas externas do produto, para 84 mil toneladas.
“O Brasil terá competitividade no mercado externo, com a grande oferta de conilon. Além disso, o avanço será possível pelos investimentos realizados nos últimos anos pela indústria em aumento da capacidade e em tecnologias voltadas a ganhos de eficiência e qualidade” disse Guimarães ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, nos bastidores do 26º Encontro Nacional das Indústrias de Café (26º Encafé), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) em Punta del Este, no Uruguai.
As informações são da Broadcast Agro (Por Clarice Couto).