A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) participa da Campanha Café do Amor, do Hospital do Câncer de Patrocínio (HC), que tem como objetivo receber doações de sacas de cafés especiais para ajudar pacientes em tratamento oncológico na instituição.
Lançada em março de 2019, a campanha foi adotada inicialmente com o intuito de auxiliar na construção do novo prédio do Hospital do Câncer de Patrocínio. Porém, a importância da iniciativa fez com que a campanha fosse ampliada, alcançando parcerias para sua continuidade.
A Expocaccer, que vem colaborando nas mais diversas ações do HC, agora formaliza sua participação na campanha, mobilizando seus cooperados a doarem lotes. “A Expocaccer é parceira desde a concepção da ideia do hospital. Sabemos da importância da instituição e o bem que ela promove para a saúde de centenas de pessoas do município e da região, de forma gratuita. Já tivemos a participação de alguns dos nossos cooperados, que doaram seus cafés para o Hospital do Câncer e realizaram a torra e o envase desses grãos pela Torrefação da Dulcerrado, de forma inteiramente gratuita. Poder participar mais uma vez de uma iniciativa como essa, em parceria com os nossos cooperados, é gratificante e é também um ato de amor em forma de café”, explica o Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Glaucio de Castro.
Segundo o Vice-Diretor do Hospital do Câncer e cooperado da Expocaccer, Francisco Souza Guimarães, a Campanha Café do Amor é uma forma de fazer o bem e ajudar todos os envolvidos. “A campanha é boa para quem doa, que tem a oportunidade de fazer o bem, para quem recebe a doação e para aqueles que ajudam indiretamente comprando os cafés, que têm a oportunidade de experimentar um café de qualidade com preço acessível”, comentou.
Cada saca doada rende ao hospital, em média, o valor de R$ 7.000,00 reais e o recurso faz toda a diferença para continuidade das atividades do HC, que tem altos custos com medicamentos e manutenção da estrutura.
Os cafés da campanha ficarão disponíveis para venda no HC e na sede administrativa da Expocaccer. O último café da campanha foi do cooperado da Expocaccer, Gil Melo. O lote doado por Gil foi finalista no Concurso Campeões da Expocaccer 2020, com 87,25 pontos. A torra e o envase do café foi realizado em parceria com a Cafeteria Dulcerrado que realizou os serviços gratuitamente.
De acordo com Gil Melo a união de cafeicultores na participação da campanha é importante, especialmente neste momento de pandemia: “poder ajudar as pessoas, ainda mais em tempos tão difíceis como esse que estamos vivendo, deixa nossa família muito feliz. Sabemos que muitas vezes fazer sozinho nem sempre é possível para alcançar os resultados que se espera. Se todos puderem e fizerem sua parte, acredito que será ainda melhor. É fazer o bem sem olhar a quem”.
A Expocaccer realizará a Campanha Café do Amor por tempo indeterminado e os cooperados interessados em doar suas sacas poderão acionar seus agentes de negócios pelo telefone (34) 3839-9300, por meio de contatos diretos no WhatsApp, ou ainda na cooperativa, de segunda à sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h.
Produtores de outros segmentos e a população em geral também poderão colaborar com o Hospital do Câncer de Patrocínio fazendo doações de materiais de higiene, alimentos e cestas básicas no próprio hospital ou pelos telefones: (34) 3831-9797 / (34) 3831-9792.
As informações são da ASCOM – Expocaccer.