O Sistema da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) divulgou um Anuário de informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2020, em que aponta a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) no ranking das maiores cooperativas no ramo Agropecuário.
O Anuário da Ocemg tem como objetivo registrar e divulgar os dados econômicos, financeiros e sociais, apresentando indicadores de desempenho e eficiência das atividades das cooperativas mineiras e seus efeitos na sociedade.
Em 2020, a Expocaccer se manteve entre as 50 maiores do estado, superando rankings. Para o resultado do Anuário, foram consideradas 756 cooperativas do Sistema.
Na classificação geral, que analisou os dados referentes às cooperativas de todos os ramos do estado de Minas Gerais, a Expocaccer se classificou entre as 20 maiores, destacando-se entre as 10 maiores no ramo Agropecuário, em faturamento.
Na categoria Ativos Totais, referente à soma de todos os bens e direitos da cooperativa, a Expocaccer ficou entre as 30 maiores cooperativas de todos os ramos do estado, subindo de posição para 7° lugar do ranking em comparação às cooperativas de agropecuária.
Dentre as 190 cooperativas do segmento Agronegócio, a Expocaccer está entre as 10 maiores em “Ingressos/Receitas Totais” e entre as 20 maiores nas categorias “Patrimônio Líquido” e “Capital Social”, além de ter subido posição em comparação ao ano anterior na categoria “Ativos Totais”, ocupando a 7ª posição do ranking.
Segundo o relatório, de 2018 para 2019 houve um crescimento na movimentação econômica do cooperativismo mineiro de 10,2% no ramo agropecuário, sendo a produção de café responsável por 69% da produção agrícola do estado e 34,4% do País. Em comparação com todos os estados do Brasil, Minas Gerais é responsável por 49,8% da participação de cooperativas de café.
Para conferir o ranking geral das cooperativas, clique aqui.
As informações são da ASCOM – Expocaccer.