A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), ao lado da Dulcerrado, realiza neste sábado (23), às 9h, o lançamento do café industrializado com certificação de agricultura regenerativa do mundo. O café é do cooperado Fernando Nogues Beloni, que, em dezembro do ano passado, conquistou o certificado da Regenagri, que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo.
Cafeicultor Fernando Nogues Beloni
A certificação emitida pela empresa Control Union, empresa britânica presente em mais de 70 países, reconhece que o café foi produzido com boas práticas agrícolas e o uso da tecnologia aliada ao manejo responsável, garantindo alta produtividade da lavoura em harmonia com o bioma do Cerrado.
“Um feito inédito que veio para consagrar todo trabalho desenvolvido pelo nosso cooperado Fernando Beloni e sua família. Um café que contém raízes familiares, origem, amor, muita dedicação e possui a qualidade e a sustentabilidade como bases”, comenta a trader de cafés especiais, Sandra Moraes.
O grão da variedade catuaí amarelo, com 86 pontos, foi produzido a 1.139 metros de altitude na Fazenda Horizontina, localizada em Coromandel (MG). A bebida destaca-se pelo aroma de laranja, caramelo e mel. No sabor, pode-se encontrar o chá de rosas, limão siciliano, rapadura, caramelo e chá de cidreira.
O café faz parte da Edição Especial Raízes da Dulcerrado, que visa apresentar e promover os cafés especiais cultivados na Região do Cerrado Mineiro, em fazendas dos cooperados da Expocaccer, com base nas práticas sustentáveis que promovem a preservação do meio ambiente, a origem e que possuem certificado de Agricultura Regenerativa.
Outra novidade prevista para o evento está nas versões que serão disponibilizadas: café torrado em grãos, café torrado & moído e café cru em grãos, para quem gosta de fazer sua própria torra, de forma caseira e única.
Para celebrar, no dia da apresentação dos cafés, a Expocaccer vai promover um bate-papo com Fernando Beloni no auditório da Expocaccer. Ele compartilhará com o público como foram feitos os processos de produção do café, falar da certificação, quais as boas práticas agrícolas adotadas e também sobre a importância do feito para o seu negócio.
Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de degustar o café e suas harmonizações. “Essa primeira remessa com o certificado regenerativo foi bastante celebrado, pois valida as práticas sustentáveis de equilíbrio de todo o bioma cultivado. É o reconhecimento das nossas iniciativas no campo pelo consumidor”, aponta o cafeicultor.
Os interessados poderão adquirir a novidade na Cafeteria Dulcerrado e também na loja on-line, através do site. A entrada para o lançamento é franca e aberta ao público.
As informações são da ASCOM Expocaccer.