A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) completa 30 anos e, em comemoração, acaba de lançar uma série audiovisual com depoimentos e registros sobre histórias inéditas de sua trajetória.
A produção mostrará os avanços e impactos da cooperativa no setor cafeeiro para os produtores, para a cafeicultura local, nacional e internacional e para comunidade em que está inserida. O primeiro episódio da série já está no ar no YouTube, site e redes sociais da Expocaccer.
Os capítulos serão disponibilizados semanalmente. Ao todo, serão exibidos 6 episódios, que, por meio de depoimentos, apresentarão a história da cooperativa desde as suas raízes e fundação, passando pelo seu crescimento e desenvolvimento, as atividades realizadas em prol da sustentabilidade e da sociedade, as contribuições no processo de intercooperação e para o fortalecimento do Cerrado Mineiro, até as estratégias de promoção do trabalho dos cooperados e os desafios e as perspectivas futuras.
“Vamos completar 30 anos de muito sucesso. Uma história feita por muitas mãos que queremos compartilhar com todos. Essa série é um documentário, mas é também uma forma de agradecer a todos os envolvidos direta e indiretamente pelos resultados alcançados ao longo de todos esses anos”, ressaltou Fernando Nogues Beloni.
A produção contará com entrevistas de cooperados, fundadores, colaboradores, parceiros institucionais e comerciais, e faz parte da celebração dos 30 anos da cooperativa, que será comemorado no dia 1º de setembro com evento exclusivo para cooperados e convidados.
Expocaccer
Com sede na cidade de Patrocínio (MG), atende hoje produtores de toda a região do Alto Paranaíba. O início de sua história surgiu em 1993, com a Coocacer. Ali, ocorreu a união de 50 produtores para criação de um condomínio de armazenamento, na época com capacidade de armazenamento de 180 mil sacas, capacidade de recebimento de 200 mil sacas e uma pequena unidade de rebenefício de café.
Já em 1995, houve a criação da Central de Cooperativas dos Cafeicultores do Cerrado com capacidade de recebimento inicial de 500 mil sacas. Quatro anos depois, aconteceu a incorporação da marca Expocaccer à razão social da cooperativa, momento em que houve a união dos serviços de armazenamento aos serviços da equipe comercial no mercado interno e externo.
Em 2014, a expansão da Expocaccer trouxe uma nova sede administrativa, a abertura da Cafeteria Dulcerrado, marca de cafés industrializados da cooperativa. Em 2020, uma nova ampliação da estrutura garantiu a criação da única unidade de armazenamento para cafés especiais do Cerrado Mineiro.
Hoje são mais de 650 cooperados. A cooperativa possui capacidade para armazenamento de mais de 1 milhão de sacas e comercialização em mais de 30 países, nos 5 continentes.
As informaçõe são da ASCOM Expocaccer.