Com o objetivo de identificar e certificar cafés especiais acima de 83 pontos, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro (Expocaccer) iniciou o Mapeamento de Qualidade 2021, uma ação da Jornada da Qualidade voltada exclusivamente para cooperados.
O projeto reúne Q-Graders, classificadores e provadores de café da Expocaccer com foco na avaliação do potencial e da qualidade das notas sensoriais dos cafés dos cooperados.
“O Mapeamento de Qualidade é uma ferramenta importante para a tomada de decisão do produtor, pois a prova antecipada dos lotes auxilia sobre os processos e o melhor manejo de pós colheita a serem utilizados para potencializar a bebida do café produzido. Isso agrega ainda mais valor ao produto e aumenta a possibilidade de trazer maiores retornos financeiros”, ressalta a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes.
Em cumprimento aos protocolos e recomendações dos órgãos governamentais brasileiros de saúde, desde o ano passado o Mapeamento de Qualidade da Expocaccer vem sendo realizado sem a participação dos cooperados.
Em 2021, os produtores poderão participar das provas de cafés mediante agendamento prévio, sendo um cooperado por vez. Serão analisadas até 12 amostras por dia, sendo até 4 por cooperado.
Para participar do Mapeamento de Qualidade da Expocaccer, o cooperado poderá falar com um dos seus agentes de compras ou diretamente com o Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer.
As avaliações dos lotes serão realizadas as terças, quintas e sábados, no laboratório de provas de cafés da Expocaccer, que foi totalmente reestruturado e apresenta uma estrutura moderna, especialmente adequada para atender com maior qualidade e segurança os cafeicultores e clientes da cooperativa.
As informações são da ASCOM – Expocaccer.