Nesta semana, em Trieste, na Itália, acontece a 9ª edição do ESOF 2020 (EuroScience Open Forum), evento europeu dedicado a inovação e pesquisa interdisciplinar, em que acadêmicos, cientistas, empreendedores, políticos e jornalistas de mais de 90 países irão se reunir presencialmente, com todas as medidas de segurança, e digitalmente, para discutir como a inovação pode se tornar sustentável na ciência, indústria e sociedade e a empresa illycaffè é uma das parceiras.
A illycaffè afirma que decidiu apoiar o ESOF 2020 porque acredita na importância de fomentar o debate sobre ciência e o diálogo com instituições de pesquisa, academia e governos para promover o progresso e a prosperidade por meio do conhecimento e do desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis.
A marca italiana busca enfatizar a tecnologia e a pesquisa aplicada, além do compromisso com a sustentabilidade. A agricultura, em particular, tem um impacto significativo nas emissões de gases de efeito estufa, na poluição e nos ciclos biogeoquímicos responsáveis ??pelos processos homeostáticos que regulam o meio ambiente. Por isso, a importância em desenvolver novos métodos e equilíbrios agrícolas, para uma economia circular e até mesmo uma regeneração ambiental.
Todos esses conceitos serão debatidos no dia 5 de setembro, como parte do workshop digital sobre “Agricultura Virtuosa, um novo modelo benéfico para a saúde e o meio ambiente”, em que Andrea Illy, Jeffrey Sachs e Paolo De Castro discutirão como a inovação na agricultura pode ajudar a diminuir os efeitos do aquecimento global antes que se torne irreversível.
“Inovação e sustentabilidade são os dois pilares sobre os quais devemos construir o futuro e por isso aproveitei a importante oportunidade do ESOF 2020 para discutir com os principais estudiosos a necessidade de mudar os paradigmas que tornaram nosso mundo insustentável do ponto de vista sistêmico”, afirma Andrea Illy, Presidente da illycaffè.
O modelo da Agricultura Virtuosa, idealizado por Andrea Illy, baseia-se no enriquecimento dos solos agrícolas com carbono orgânico, o que permite sequestrar o carbono atmosférico e potencializar o microbioma do solo. Isso leva a uma série de efeitos cascata, incluindo culturas mais resistentes graças à melhora na hidratação e defesas naturais produzidas pelo solo, e alimentos mais seguros, graças à presença reduzida de resíduos de agrotóxicos, e muitas vezes mais saudáveis, por serem mais ricos em substâncias protetoras, especialmente aquelas que protegem contra doenças não transmissíveis.
“Liberdade pela Ciência, Ciência pela Liberdade” é o lema do ESOF 2020, que será realizado no novo Centro Congressi de Trieste, em Porto Vecchio, um centro de conferências que será inaugurado por conta do fórum de ciências. A área Magazzino 27 do local hospedará uma loja illycaffè, que poderá ser uma pausa dos participantes do fórum para o tradicional café italiano.