Pesquisadores da Universidade da Flórida estudam como uma mudança no clima pode permitir o crescimento do café no local. A presidente do Departamento de Agronomia, Diane Rowland, disse que as plantas de um ano e meio que crescem em uma estufa em um local de pesquisa em Citra, comunidade não registada no Condado de Marion, estão se mostrando promissoras com frutos de café e flores em botão.
“As temperaturas envolvidas em altitudes mais elevadas são críticas para o café, mas como temos melhoristas, podemos ter a oportunidade de desenvolver uma genética em que seremos capazes de produzir café de alta qualidade no futuro”, explicou.
Ferramentas de inteligência artificial estão sendo usadas para estudar as raízes dos cafeeiros. A Universidade da Flórida recentemente recebeu uma concessão para desenvolver novos sensores para sistemas de raiz de imagem para rastrear a ingestão de água e outros nutrientes.
“Se soubermos como as raízes estão absorvendo água e nutrientes, isso nos permitirá entender melhor a melhor colocação da água, a melhor gestão da água e dos nutrientes, e isso realmente aumenta a eficiência do uso de recursos na agricultura”, explicou a pesquisadora.
Plantas de café também estão sendo cultivadas em campos próximos a plantas cítricas para ver se as safras podem ser cultivadas juntas com sucesso. Se for bem-sucedido, a ideia é que um dia se tenha a xícara de café e suco de laranja no mesmo lugar.
As informações são do Wcjb.com / Tradução Juliana Santin