A quantidade de café verde armazenado nos portos dos Estados Unidos, maior consumidor mundial da bebida, subiu 97.125 sacas de 60 kg no final de maio, ultrapassando 6 milhões de sacas, de acordo com dados da Green Coffee Association (GCA), divulgados na quarta-feira (15).
Foi o segundo aumento mensal consecutivo nos estoques, que antes estavam caindo todos os meses e atingiram uma mínima de um ano no final de março, em meio a um aperto na oferta global depois que os problemas climáticos prejudicaram as colheitas nos países produtores.
O aumento no mês passado ainda deixa os estoques em um nível relativamente baixo, longe dos volumes próximos a 7,5 milhões de sacas vistos em 2019, quando o mercado global teve melhores níveis de oferta.
Os dados da GCA incluem tanto o café nos armazéns da bolsa ICE, quanto os volumes mantidos por outros participantes do mercado nos portos dos EUA. Enquanto isso, os estoques certificados pela ICE vêm caindo e caminham para o nível mais baixo em 22 anos. O maior aumento foi em Houston, enquanto Baltimore e Carolina do Sul tiveram as maiores reduções.
As informações são da Reuters (Por Marcelo Teixeira).