Estão abertas as inscrições para o concurso de qualidade Cup of Excellence Brazil 2018, competição desenvolvida em parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Desta vez, o campeonato traz duas novidades. Em relação à qualidade da bebida, a partir de agora, o teor máximo de umidade dos cafés inscritos deverá estar entre 11% e 12% (as amostras que não atendem a este quesito serão desclassificadas automaticamente). Já sobre as inscrições, será limitada apenas uma por propriedade em cada categoria. Os produtores que possuem mais de uma fazenda, sítio ou chácara podem inscrever um lote de cada propriedade por categoria.
Os cafeicultores de grãos por via úmida, que são os cerejas descascados ou despolpados/desmucilados, podem participar da categoria Pulped Naturals e enviar suas amostras até o dia 4 de setembro. Já os produtores de cafés naturais devem participar da categoria Naturals e encaminhar suas amostras até o dia 11/9.
As duas modalidades de vencedores (Cup of Excellence Winners e National Winners) serão conhecidas apenas no dia 21 de outubro. Os cafés que forem avaliados na fase internacional com notas entre 84 e 85,99 pontos serão eleitos National Winners e receberão remuneração condizente com a qualidade que possuem no leilão da modalidade. Os grãos com notas iguais ou superiores a 86 pontos se encaixam na categoria Cup of Excellence Winners, sendo ofertados no pregão dos vencedores.
A fase internacional da competição será realizada entre 15 e 21 de outubro, no Assoxupé Club, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais. A auditoria será por conta da Agricert Brasil e a empresa Falcafé será a responsável pelo envio dos lotes campeões aos compradores internacionais.
O regulamento da competição pode ser acessado no site da BSCA. Confira todas as datas para as categorias na tabela abaixo: