Além de maiores consumidores de café, os Estados Unidos são o principal destino dos grãos brasileiros. Segundo dados divulgados na última quarta-feira (15), a quantidade de café verde armazenada nos portos estadunidenses caiu em 112.895 sacas de 60 kg no final de janeiro, para 6,26 milhões de sacas, a menor quantidade em seis meses.
De acordo com informações mensais da Associação de Café Verde dos EUA (GCA, na sigla em inglês), compiladas pela Reuters, essa foi a maior queda nos estoques desde outubro de 2021 e um nível relativamente baixo em comparação com cerca de 7,5 milhões de sacas registradas em 2019.
Os dados da GCA incluem tanto o café nos armazéns certificados pela bolsa ICE, que são apenas uma pequena parte do total, quanto os volumes mantidos por outros participantes do mercado nos portos dos Estados Unidos.
O relatório mostrou que as maiores reduções foram observadas nos portos de Nova York e no noroeste do Pacífico. A queda dos estoques nos EUA ocorre quando o Brasil registra reduções em suas exportações, após dois anos de safras abaixo da média devido ao clima negativo.
As informações são da Reuters.