ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espírito Santo registra bons números de exportação de canéfora e solúvel

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O relatório mensal do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) aponta que o Espírito Santo superou o seu recorde de exportação do canéfora (conilon) e está a 12 mil sacas de alcançar também o maior volume de exportação do café solúvel.

Nos onze meses deste ano já foram exportadas 4,4 milhões de sacas de canéfora (conilon) e 347 mil sacas de café solúvel. O recorde anterior de embarque de conilon era de 2015, mas a última melhor marca na exportação de solúvel foi há 15 anos.

Os fatores que contribuíram para o bom desempenho das exportações, tanto do canéfora como do solúvel, são, em parte, os mesmos, já que a principal matéria prima do café solúvel é o canéfora. Assim, o fato de o café conilon estar mais competitivo do que o robusta do Vietnã no mercado internacional, o dólar mais valorizado, e o fato de o consumo de café em casa ter aumentado devido à pandemia, explicam o resultado dessas duas variedades. No caso do solúvel, também contribuiu a tradição industrial do Espírito Santo e a credibilidade junto aos clientes no exterior.

Para o Presidente do CCCV, Márcio Candido Ferreira, tal desempenho da exportação de solúvel representa muito para a cafeicultura capixaba, visto que esse produto industrializado possui maior valor agregado, além de ser mais lucrativo do que a exportação de café crú. Segundo ele, além de toda relevância para a economia interna que a exportação de solúvel incorpora, gerando empregos, devido à realização de mais uma etapa de seu processo produtivo em terras brasileiras, o café solúvel tem a vantagem de oportunizar a abertura de mercados para o Brasil em países com pouca tradição no consumo de café, como por exemplo o grande mercado chinês, tradicional consumidor de chás.

As exportações totais caíram 26% em novembro em relação ao mês passado. Foram embarcadas 121 mil sacas de café arábica, 318 mil sacas de canéfora e 30 mil sacas de café solúvel, tendo todas as espécies de café registrado volumes inferiores ao mês de outubro. De janeiro a novembro deste ano os embarques somam 5,9 milhões de sacas, indicando um crescimento de 11% frente a igual período de 2019 e de 2,5% em relação a todo o ano passado. Até aqui as exportações em 2020 já representam o terceiro maior volume da história, atrás dos anos de 2002 e de 2015, quando foram exportadas 8 milhões e 6,4 milhões de sacas respectivamente.

Devido à baixa dos preços internacionais, a receita cambial no ano de 2020 acumula a cifra de US$ 502 milhões, bem próxima da que foi registrada em 2019, apesar do incremento do volume exportado neste ano. O preço médio de uma saca de café em 2020 está em 85 dólares contra 95 dólares na média de janeiro a novembro de 2019.

As informações são do Centro do Comércio de Café de Vitória.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures