No mês de setembro de 2022, o estado do Espírito Santo registrou cerca de 203 mil sacas de café exportadas. Os dados são do Relatório Mensal de Exportação de Café pelo Espírito Santo, divulgado pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV).
A exportação de café do tipo solúvel superou a marca de 52 mil sacas exportadas, volume 30% superior ao exportado em agosto deste ano. Em relação a setembro do ano passado, houve um aumento de 103% no volume exportado da modalidade, quando foram exportadas mais de 25 mil sacas.
A receita obtida com a exportação da espécie, em setembro de 2022, foi superior a 8 milhões de dólares. O resultado é 23% superior ao alcançado em agosto deste ano, quando foram obtidos mais de 6 milhões de dólares com a exportação da modalidade. Em relação a setembro do ano passado, houve um crescimento de 196% na receita. Naquela ocasião, foram obtidos cerca de 3 milhões de dólares com a exportação da espécie.
O tipo conilon registrou mais de 92 mil sacas exportadas em setembro de 2022, volume 11% inferior ao de agosto. Em relação a setembro do ano passado, houve uma queda de 70%. Naquele mês, foram exportadas mais de 309 mil sacas da variedade. Em setembro de 2022, a receita obtida com a exportação de conilon foi da ordem de 14,5 milhões de dólares, 9% a menos do que no mês anterior. Em relação a setembro de 2021, houve uma queda de 56% na receita obtida, quando foi registrada uma receita superior a 33 milhões de dólares com a exportação da espécie.
Por fim, o arábica somou um total de 57,8 mil sacas exportadas em setembro de 2022, volume apenas 0,5% inferior ao de agosto deste ano, porém 41% inferior ao de setembro do ano passado. A exportação de café arábica no mês de setembro deste ano gerou uma receita de mais de 14 milhões de dólares, variando pouco em relação a agosto, mas representando 14% a menos do que a receita obtida em setembro do ano passado.
As 203 mil sacas de café exportadas em setembro de 2022 pelo Porto de Vitória geraram uma receita superior a 37 milhões de dólares. No acumulado de 2022, o Porto de Vitória já exportou mais de 1,7 milhão de sacas, gerando uma receita de 315 milhões de dólares.
A exportação total de café pelo Espírito Santo em 2022 acumula uma queda de 54% em comparação com o mesmo volume exportado de janeiro a setembro do ano passado. Segundo o Presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Márcio Candido Ferreira, no mesmo intervalo de comparação, a queda de receita foi de 16%, atenuada, em parte, pela forte elevação dos preços médios de exportação verificados em 2022.
As informações são do Centro de Comércio de Café de Vitória.