Testes efetuados em campo, em lavoura de café no pós-plantio, mostraram que o equipamento varredor/enleirador de café modelo “aranha” se adapta ao trabalho de acerto do terreno após o plantio das mudas e, também, elimina o mato novo que cresce numa faixa próxima à linha de plantas.
O enleirador de café da empresa SWZ, modelo A 1305, conhecido como “aranha”, opera acoplado ao terceiro ponto do trator e é acionado por um sistema hidráulico. Seu uso normal é para enleirar o café de varrição, através de um rastelo giratório e auxílio de um sistema de ar. Ele enleira os frutos e o material orgânico no meio da rua para serem recolhidos e separados pela recolheitadeira. Dois outros serviços podem ser feitos pelo enleirador: na pré-colheita, no trabalho de limpeza e arruação do terreno, e, depois da colheita, na esparramação do cisco.
A utilização de equipamentos em diferentes trabalhos é importante para reduzir custos operacionais, amortizando o equipamento por maior número de horas trabalhadas. Nesse objetivo, foi desenvolvido e testado um novo uso do equipamento enleirador “aranha”. O trabalho foi realizado na Fazenda Rio do Barro, na Chapada Diamantina (BA). Numa área onde foi plantado café, 15 dias após o plantio, verificou-se que o terreno, por efeito da abertura do sulco, se achava irregular. Também já havia nascido a sementeira de ervas, visto que se tratava de área de renovação de cafezal velho. No teste, o equipamento “aranha” foi operado acoplado a trator cafeeiro, sendo desligada a fonte de ar. O trator se deslocou ao longo da linha, de cada lado dela, com o cuidado de evitar a passagem muito próxima das plantinhas de café. O resultado foi positivo. O terreno ficou bem acertado, possibilitando a maior facilidade em operações posteriores de outros implementos, e todo o mato que havia, ainda novo, foi removido. Esses trabalhos foram realizados pelas escovas giratórias do equipamento, compostas por arame, de cabo de aço aberto, que giram junto ao solo.
Conclui-se que: O varredor/enleirador de café modelo “aranha” se mostra eficiente no acerto do terreno e capina de mato novo, junto às linhas de cafeeiros no pós-plantio. Surge, assim, um quarto tipo de uso desse equipamento.
Pode-se ver a operação do equipamento enleirador” aranha” acertando o terreno e capinando o mato novinho, junto às linhas de cafeeiros, no pós-plantio - Bonito (BA)
Detalhe do conjunto das 8 escovas, com cabos de aço abertos na ponta, que giram junto ao solo