Nesta semana acontece a 124ª Sessão do Conselho Internacional do Café, em Nairóbi, no Quênia. Promovido pela Organização Internacional do Café (OIC), o evento no país africano discute temas como a sustentabilidade da cafeicultura, o mercado mundial, os níveis do preço do grão e políticas nacionais do setor.
Um dos participantes é Sílvio Farnese, diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que irá debater sobre campanhas para aumento do consumo da bebida nos países produtores.
Segundo ele o Brasil consumiu no último ano cerca de 35% da sua produção, o que equivale a aproximadamente 21 milhões de sacas/60kg. A outra parte da produção, cerca de 35 milhões de sacas/60kg, é exportada, principalmente para a União Europeia, Estados Unidos e Japão.
A OIC é o principal fórum intergovernamental que trata das questões do café. Seus integrantes representam 38 países exportadores e 32 importadores. Respondem por 97% da produção mundial de café e 80% do consumo global. O Brasil, maior produtor mundial de café, domina cerca de 35% do mercado internacional.