O mês de janeiro iniciou com a primeira edição da World of Coffee, realizada pela Specialty Coffee Association (SCA) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e outras 19 empresas associadas, de membros e exportadores, representaram o Brasil.
Como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brasil contou com um estande no evento, onde realizou a promoção dos cafés especiais através de sessões de cupping (degustação) e rodadas de negócios. O espaço também recebeu a visita do Emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Segundo a BSCA, a ação rendeu 660 contatos profissionais com potenciais compradores de todo o Oriente Médio e da Europa presentes no evento, sendo 561 novos. Com isso, foram gerados US$ 2,634 milhões em negócios durante a World of Coffee Dubai e o prognóstico para a realização de mais US$ 20,720 milhões ao longo dos próximos 12 meses, que, se confirmados, podem render US$ 23,354 milhões.
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, destaca que o evento é majoritariamente focado em negócios, mas apresentou um cenário futuro promissor no que se refere à evolução do consumo. “Além do grande volume negociado e a comercializar pós-feira, chamou a atenção a presença de muitas crianças, bem pequenininhas, acompanhando os pais, que pediram e beberam café. Esse é o futuro do consumo e tivemos uma indicação muito interessante nos Emirados Árabes”, comenta.
Brazil. The Coffee Nation
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
A vigência do atual projeto se dá até março de 2023 e tem como mercados-alvo: i) Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Espanha, Polônia, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Portugal e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.