A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participaram da World of Coffee, em Berlim, na Alemanha, para potencializar os negócios dos cafés especiais brasileiros.
Empresários nacionais presentes realizaram cerca de 1.500 contatos comerciais com profissionais da cadeia de valor do café da Alemanha, Holanda, Inglaterra, EUA, Itália, França, Rússia, Polônia, Bulgária, Suíça, Espanha, Finlândia, Noruega e Malásia. Essas negociações renderam US$ 6,63 milhões em negócios no evento e o prognóstico para a realização de mais US$ 18,4 milhões nos próximos 12 meses, o que elevaria o total comercializado pelos brasileiros para US$ 25 milhões.
O estande contou com uma atração intitulada Brazil Island, em que os membros da Associação divulgaram seus cafés e marcas ao público presente. Os cafés colhidos na safra 2019 da Alta Mogiana (SP), Chapada de Minas, Mantiqueira de Minas e Sul de Minas Gerais foram degustados nos métodos espresso e filtrado.
Rodada de Negócios
A BSCA organizou algumas Rodadas de Negócios na Espanha e na Polônia, com o objetivo de promover os cafés especiais do Brasil e possibilitar a realização de negócios entre os associados da entidade e compradores dos países europeus.
Na Espanha, o evento ocorreu na capital Madri, no dia 4 de junho, e contou com 12 empresários brasileiros. Através de 144 contatos comerciais realizados, eles devem fechar US$ 3 milhões em negócios, dos quais US$ 566 mil foram concretizados in loco e outros US$ 2,44 milhões devem ser firmados até junho de 2020.
A Espanha vem registrando um crescimento constante no consumo de cafés especiais e, segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o país é um mercado em expansão para cafés finos. “Durante as rodadas, contamos com a participação das principais cafeterias locais. São estabelecimentos de cafés especiais que, em sua maioria, ainda não torram seus próprios grãos, pois não têm volume suficiente para investir em torrefação. Pelo que já observamos em outros mercados, sabemos que este é um processo de evolução e quem chega primeiro ‘bebe água limpa’”, comenta.
Na Polônia, a Rodada de Negócios ocorreu em 10 de junho, na capital Varsóvia, cidade que sediará a World of Coffee 2020. Em um laboratório de gastronomia, 14 empresários brasileiros fecharam US$ 1,52 milhão em negócios com 88 contatos de torrefações e cafeterias locais, e podem elevar esse total para US$ 3,9 milhões nos próximos 12 meses.
A diretora da BSCA aproveitou para apresentar o projeto setorial Brazil. The Coffee Nation, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil. Também foi realizada uma sessão de degustação dos cafés especiais dos associados para o público. “O evento foi de extrema importância para já preparar e estabelecer relações entre empresas brasileiras e o mercado de café polonês para a feira do próximo ano”, conclui.