A empresa de café verde Olam Coffee anunciou que agora está transportando cáscara – também conhecida como a casca de café – rastreável, de origem única, em formas para várias aplicações em alimentos ou bebidas.
Cáscara é o nome comum, do espanhol, para a polpa e a casca dos grãos de café que, historicamente, são descartadas como resíduos ou passam pela compostagem na fase de produção pós-colheita.
Embora a produção oficial ou as estatísticas de comércio internacional relacionadas à cáscara sejam difíceis de obter, é amplamente considerado um produto alimentício em crescimento na última década, mesmo com alguns obstáculos legais no mercado europeu.
Nos últimos 10 anos, várias empresas importadoras de café têm trabalhado com grupos de produtores para coletar e processar a cáscara, criando um mercado que agora apresenta um produto rastreável de origem única para uso em qualquer número de aplicações de alimentos ou bebidas.
A Olam Coffee, que é tecnicamente parte do grupo Olam Food Ingredients dentro da Olam International, disse que atualmente está adquirindo o produto de uma única propriedade de plantações no Brasil, Laos, Tanzânia e Zâmbia.
Em um anúncio divulgado nesta semana, a Olam disse que agora está oferecendo a cáscara seca para infusões de chás e farinha, concentrados líquidos para produtos como geleias e pó de cáscara solúvel para uso como ingrediente em bebidas e misturas. Com um “centro de inovação alimentar” em Fresno, Califórnia, a Olam Coffee anunciou que “trabalhará diretamente com empresas e marcas para co-criar produtos caseiros sob medida”.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin