No início do mês, a empresa social Grupo Crawford lançou dois aplicativos iOS diferentes que enviam gorjeta diretamente para os cafeicultores colombianos, incluindo o apoio aos migrantes venezuelanos que trabalham em fazendas locais.
O aplicativo Propina Business deve ser exibido em um iPad posicionado ao lado de um ponto de venda nas cafeterias, para enviar uma gorjeta que irá diretamente para pensão de um agricultor designado. As pensões são administradas pela instituição estatal colombiana Colpensiones.
O segundo aplicativo, projetado para os consumidores usarem em seus smartphones, é chamado Propina Tip Your Farmer, que permite que os consumidores rastreiem a origem do café, enviem dinheiro para os agricultores que o cultivaram, recebam fotos e vídeos diretamente da fazenda e realmente se comuniquem diretamente com o produtor. Como alternativa, os consumidores também podem optar por direcionar gorjetas para um fundo geral que apoie às mulheres cafeicultoras da Associação de Mulheres do Café de Cauca (AMUCC) e escolas para os filhos dos cafeicultores.
A Propina afirma que sua tecnologia e envolvimento com as contas de pensão, além de sua abordagem externa, o diferenciam de outros mecanismos de apoio financeiro que surgiram no setor de café especializado.
"Um fator diferenciador a ser destacado é que a Propina não tem um viés subjacente no mercado de café", disse Hawkins ao Daily Coffee News. “Nós não somos tendenciosos por ter que fazer negócios com clientes ou fornecedores, ou responder a investidores. Nossos investidores atuais e futuros compartilham a natureza do impacto social de nossa plataforma original e inovadora. Os modelos mais originais e eficazes de mudança e inovação se desenvolvem fora da indústria”, completou.
Cada varejista de café recebe um código de loja exclusivo, através do qual os consumidores podem acompanhar, por meio do aplicativo, o progresso da gorjeta fornecida. As contas oficiais de pensão garantem o recebimento no final desse processo.
A Propina firmou parceria com o centro progressivo de pesquisa colombiana de café TECNiCAFÉ e a Corporación Colombia Internacional (CCI), na esperança de ampliar rapidamente o empreendimento social. Com a infraestrutura que desenvolveu, a empresa disse que sua plataforma está pronta para integrar novos cafés e empresas de torrefação a qualquer momento, enquanto os agricultores podem começar a receber gorjetas dos consumidores em questão de dias.
"Já estamos conversando com produtores de açaí e cacau no país.Temos planos ousados. Imagine um mundo em que você possa andar pelo corredor da Whole Foods e dar gorjeta ao produtor de cada item do seu carrinho”, concluiu Hawkins.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin