Com a intenção de mostrar ao público como é o processo de produção do café - que vai muito além do campo - a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa/RO) criou, junto com parceiros, vídeos em realidade virtual para levar o espectador a se sentir dentro de um cafezal, passando também pela pesquisa e tecnologia.
Foto: Aislan Henrique da Silva/Café Editora
Com os vídeos, a empresa visa promover a interação entre quem está assistindo os filmes e a cultura do grão, em um ambiente feito em 360 graus. "É uma verdadeira viagem ao mundo do café! Uma incursão nesse mundo maravilhoso que tem o mesmo limite da nossa imaginação", disse um pesquisador da Embrapa Rondônia.
O material trata-se de uma ferramenta de transferência de tecnologia e informação com capacidade de atingir diferentes perfis. Ao mesmo tempo que o público leigo descobre o café sob uma nova ótica, o produtor se sente representado e também ganha conhecimentos. Para uma melhor experiência nesse mundo virtual, no entanto, é recomendado o uso dos óculos de realidade virtual, que proporcionam uma verdadeira imersão nas imagens.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida. Nesse contexto, o estado de Rondônia tem destaque, pois é o quinto maior produtor da commodity. A região é uma das principais de robustas finos, tendo conquistado os prêmios de segundo, terceiro e quarto melhores cafés conilon do país, no Coffee of the Year 2017, que ocorreu em outubro durante a Semana Internacional do Café (SIC).
Abaixo, assista aos vídeos. Eles são uma realização da Embrapa Rondônia em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), por meio de recursos aprovados na resolução 13 de 2017, do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).