No dia 7 de março, a Embrapa lançará, em sua plataforma do e-Campo, o curso Cafeicultura no Cerrado. A capacitação com carga horária de 16 horas apresenta o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado, com o objetivo de instruir os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis, de acordo com as microrregiões e as necessidades de produção.
O curso é oferecido na modalidade Ensino a Distância (EAD), assíncrono, com aulas ministradas por pesquisadores da Embrapa, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Fronterra. Para o chefe da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, esta é uma oportunidade para quem quer produzir café no Cerrado ou para produtores da região que queiram obter novos conhecimentos e renovar a lavoura. “Também vão aproveitar bastante os técnicos agrícolas e da extensão rural, além de estudantes das áreas afetas à produção agrícola. Os conteudistas são altamente qualificados, trazendo informações de ponta, e, o melhor, sem nenhum custo para o interessado”, comenta.
A capacitação é dividida em quatro módulos, com vasto material em vídeo. No primeiro módulo, o pesquisador da Epamig, Gladyston Carvalho, explica o panorama atual da Cafeicultura no Cerrado. No módulo II, o pesquisador Vinícius Andrade, também da Epamig, apresenta as cultivares recomendadas para esse bioma e seus principais atributos. O pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti, fala no módulo III sobre como deve ser feita a implantação e o manejo inicial da lavoura cafeeira. E o último módulo capacita o inscrito em relação às novas tecnologias disponíveis para cafeicultura no Cerrado. As novidades são apresentadas pelo pesquisador Adriano Delly Veiga, da Embrapa Cerrados, e conta com a participação especial do pesquisador Giovani Voltolini, da Fronterra.
O café no Cerrado
O Bioma Cerrado é responsável por produzir cerca de 18% do café brasileiro, com uma área total de 341.256 ha, de acordo com o 1º levantamento realizado pela Conab para a safra 2023. A região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais é a mais representativa para a produção do Cerrado, com uma área total de 243.640 ha dedicados à cultura e com uma produção estimada em 6,2 milhões de sacas de 60 kg beneficiadas.
Serviço
Curso Cafeicultura no Cerrado
Inscrições abertas e contínuas
Clique aqui para se inscrever ou acesse www.embrapa.br/e-campo