Os produtores buscam cada vez mais produzir cafés com qualidade para ingressar no mercado de cafés especiais. Para isso, sabem que as propriedades devem ter dinamismo, desenvolvimento, desafios e expansão na busca pela redução de custos, perdas, adequação e implantação da tecnologia que reflitam na qualidade final.
Estudos apontam o crescimento da procura pelo café especial do consumidor final, que atualmente valoriza a qualidade e busca entender como o produto que ele consome é produzido. O Brasil tem plenas condições de oferecer quantidades expressivas de café com qualidade no mercado internacional. Conhecido pelo potencial de produção de cafés de elevada qualidade sensorial, o grupo de cultivares bourbon se torna uma das opções dos cafeicultores para produzir cafés especiais a fim de atender os referidos mercados exigentes.
Para esclarecer dúvidas sobre a cultivar bourbon, a Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, lançou o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento “Caracterização Agronômica e Sensorial de Diferentes Genótipos de Bourbon Visando à Produção de Cafés Especiais”.
O Boletim teve como objetivo principal avaliar o potencial produtivo e a qualidade da bebida de diferentes genótipos de bourbon em diferentes regiões do estado de Minas Gerais, visando à produção de cafés especiais. Disponível na íntegra na página da Embrapa Café, no item Publicações, tem como público-alvo o setor produtivo, agentes de assistência técnica, pesquisadores, professores e estudantes de nível superior.
As informações são da Embrapa Café.