A Embrapa Rondônia abriu seleção para viveiristas interessados em multiplicar e comercializar mudas de dez cultivares híbridos (conilon e robusta) lançados em 2019, também reconhecidos como Robustas Amazônicos. Esta oferta se restringe para as regiões de indicação de plantio dos cultivares, que são a Amazônia Ocidental (Rondônia, Acre e Sul do Amazonas) e o Noroeste do Mato Grosso. Podem participar do processo pessoas jurídicas e físicas inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), como produtores de mudas com habilitação para cafeeiro.
A Embrapa oferece 15 lotes de estacas de cada um dos 10 cultivares. Cada lote será composto por 80 estacas, ao valor unitário de R$ 0,10 (dez centavos) a unidade. Os viveiristas interessados devem enviar mensagem para o e-mail francisco.correa@embrapa.br, com cópia para cpafro.chtt@embrapa.br. Mais informações através do telefone (69) 3219-5050. Serão consideradas as manifestações de interesse dos produtores que enviarem e-mail até o esgotamento dos lotes. Os produtores serão atendidos conforme a ordem de recebimento das mensagens.
Lançados em maio de 2019 pela Embrapa Rondônia, os cafés híbridos reúnem vantagens das variedades conilon e robusta. Os novos materiais possuem, principalmente, alta produtividade, resistência à ferrugem e ao nematoide das galhas, boa qualidade de bebida e adaptação às condições edafoclimáticas da região amazônica.
Além do diferencial por serem cultivares clonais individuais, proporcionando liberdade de escolha aos produtores e de agregarem valor à lavoura, outra novidade é que o produtor pode saber quais clones deverão ser combinados na lavoura, já que a Embrapa confirmou três grupos de compatibilidade do café canéfora. Saiba mais sobre as novas cultivares e tenha acesso aos viveiristas já credenciados no Portal da Embrapa: www.embrapa.br/rondonia/novas-cultivares-hibridas.
Informações que devem conter no e-mail:
O campo “Assunto” do e-mail deve ser preenchido com os seguintes dizeres: “Novas Cultivares de Café”. O corpo da mensagem e anexos devem conter as seguintes informações:
a) Nome completo do interessado;
b) Endereço;
c) Número de telefone com indicação da pessoa para contato;
d) Quantidade de lotes de interesse;
e) Número de inscrição no RENASEM.
Documentação de habilitação para anexar ao e-mail:
a) Pessoa Jurídica:
– Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
– Cópia dos documentos pessoais do proprietário, sócio ou representante legal;
– Cópia do comprovante de inscrição no RENASEM, onde conste que o interessado é produtor com habilitação para cafeeiro.
b) Pessoa Física
– Prova de inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF);
– Carteira de identidade.
– Cópia do comprovante de inscrição no RENASEM, onde conste que o interessado é produtor com habilitação para cafeeiro.
As informações são da Embrapa Rondônia.