O Sebrae, ao lado da Embrapa e do INPE, realizou uma pesquisa com o intuito de entender o conhecimento do produtor, a agricultura digital e as tendências no campo. A pesquisa obteve respostas de todas as regiões do País, com 753 respondentes do questionário de maneira completa, sendo 33,07% por Prestadores de Serviço e 66,93% por agricultores.
Dos resultados encontrados, os destaques são os 69% que declararam que possuem mais de 10 anos de operação do negócio no campo, 72% que cultivam em áreas de até 50 ha (hectares), 74% que trabalham com a pecuária e 6% que trabalham com silvicultura.
Das respostas, 84% utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% não usam nenhuma. Na pesquisa foram consideradas como tecnologia o acesso à internet ligado a produção e o uso de aplicativos, como WhatsApp e Facebook.
Segundo o relatório, 70% declararam que fazem o uso da internet para atividades gerais ligadas à produção e 57,5 % utilizam as redes sociais para obter ou divulgar informações da propriedade e da produção.
Entre as aplicações tecnológicas com mais demanda por produtores rurais está a obtenção de informações e planejamento, a gestão da propriedade, o mapeamento e o uso da terra, e a detecção e controle de deficiências nutricionais que impactam a produtividade no campo.
Os desafios apontados tanto pelos produtores rurais quanto por prestadores de serviço são o acesso à internet, a falta de conexão, falta de recursos para investimento em equipamentos e mão de obra qualificada e especializada, dificuldades que necessitam serem superadas para a maior utilização das tecnologias digitais no campo.
O webinar completo com a apresentação dos dados está disponível aqui.
As informações são do Sebrae.